sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Projeto de Arquitetura.



O projeto de arquitetura é composto por informações gráficas, representada pelos desenhos técnicos, através de plantas, cortes, elevações e perspectivas, além de informações escritas, ou seja, de um memorial descritivo com as especificações técnicas de materiais e sistemas construtivos.

Os projetos arquitetônicos são compostos por diversos documentos, entre eles as plantas, os cortes e as elevações, que encontra-se sobre a forma de desenhos e são fundamentais para a perfeita compreensão do projeto.

Na sequência detalhar-se-á os componentes mais importantes de um projeto arquitetônico e entre eles a planta baixa que o foco principal do estudo.


Planta Baixa:


É um corte transversal da edificação, a uma altura de mais ou menos 1,5m. É através da planta baixa visualiza-se os ambientes que compõem e seus itens, por exemplo, paredes, portas, janelas, escadas, entre outros. Este desenho também contém as dimensões dos ambientes.


Fachadas:


Corresponde a uma das faces de uma das obras arquitetônicas, representado por uma elevação frontal, lateral ou posterior que fornece a noção da edificação.


Cortes: 


Elevações verticais, feitas no sentido transversal ou longitudinal, dentro da edificação.


Planta de cobertura: 


Define a situação do telhado número de águas, tipo de telha utilizada, lado da queda dágua e largura do beiral. 
Têm-se também alguns desenhos relativos ao terreno, por exemplo a Planta de Situação que define a situação do lote em relação a quadra, as ruas e aos lotes vizinhos e a Planta de Implantação e Locação que define a situação do projeto em relação ao terreno, incluindo as medidas dos afastamentos.

Opcionalmente pode-se ter um QUADRO DE ABERTURAS que é uma legenda com informações sobre as aberturas de portas e janelas e suas referências no projeto. E um QUADRO DE ÁREAS que é uma legenda, onde são apresentadas as áreas do terreno da construção e de permeabilidade, ou seja, área de jardim.




Agora que se tem uma visão geral do que é um projeto arquitetônico, é importante observar que também necessita-se de Projetos complementares para a execução de uma obra, entre eles o PROJETO ESTRUTURAL que define as fundações, o PROJETO HIDRÁULICO, onde são dimensionadas as tubulações para banheiros e afins, além do PROJETO ELÉTRICO E TELEFÔNICO entre outros.

A somatória de projetos bem definidos resultará em uma obra funcional e dentro das normas que é o objetivo tanto do desenvolvedor, como do cliente.

finalizamos aqui a apresentação desse conteúdo que aborda os projetos de arquitetura. A medida que possível esse post será atualizado com mais informações relevantes que não foram apresentadas até o momento. Em breve, outros posts referentes a instrumentos de desenho técnico serão postados.



Referência: Revista Arquitetura e Construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário